CUIDADOS INDISPENSÁVEIS COM AS SEMIJOIAS
1 - Armazene as semijoias adequadamente
Para garantir uma boa durabilidade das suas semijoias, separe-as por categorias e guarde os modelos separadamente. Evite atrito com outras peças. Essa dica vale tanto para o uso quanto para o armazenamento.
Guarde as semijoias em compartimentos macios, livres de umidade, calor e luz solar.
O contato com outras peças, locais úmidos e que pegam poeira são algumas das causas de correntes emboladas, peças arranhadas, manchadas, amassadas, quebradas e oxidadas.
Quanto maior a organização, maior a durabilidade.
2 - Evite contato das peças com a água
A umidade oxida os metais. Se houver algum contato das semijoias com a água, seque bem as peças e espere para guardá-las.
É possível que elas percam a cor e o brilho ou fiquem com manchinhas esverdeadas, caso não tenham atenção às orientações abaixo:
-
evite usar os acessórios no banho ou ao lavar as mãos;
-
certifique-se de estar com o corpo seco ao utilizar as peças e, após o uso, armazene-as longe de locais úmidos;
-
caso você transpire, lembre-se de limpar bem a semijoia antes de guardá-la novamente.
3 - Tenha cuidado com cosméticos
Tire suas semijoias antes de aplicar cremes, protetor solar, perfumes e maquiagem e aguarde alguns minutos antes de coloca-las.
Dessa forma, você evita que o álcool do perfume e outras substâncias que compõem os cosméticos entrem em contato com as peças. Isso porque algumas dessas substâncias podem ser abrasivas, danificando as suas semijoias.
4 - Evite usar semijoias na praia e na piscina
Tanto o sal da água do mar quanto o cloro da piscina danificam as semijoias. Eles agem como agentes oxidantes quando entram em contato com metais. Além desses fatores, podemos acrescentar o suor, os produtos bronzeadores e o atrito com a areia.
5 - Evite usar as semijoias durante atividades físicas
O suor contém sais que farão com que as peças sofram oxidação e se deteriorem mais rapidamente, perdendo a cor e o brilho.
Além da oxidação, os atritos que podem ocorrer durante a pratica dos exercícios também afetam a durabilidade das peças.
6 - Limpe as semijoias corretamente
Evite contato com produtos químicos, de forma geral, pois eles estragam o banho e o brilho das semijoias. O ideal é limpar e polir as semijoias usando apenas com uma flanela seca, limpa e macia. Isto é suficiente para remover poeira, suor e manter o brilho da pedra e do metal.
Evite também, esfregar as peças com panos abrasivos e esponjas, isso pode riscar as peças e fazer com que percam o brilho rapidamente.
7 - Evite quedas e movimentos bruscos
As semijoias produzidas com cristais de vidro, zircônias, ou pedras naturais, apesar de terem uma ótima qualidade e durabilidade, podem quebrar ou arranhar ao sofrerem quedas ou movimentos bruscos.